segunda-feira, 14 de novembro de 2011

VOCÊ CONHECE DAGOM?

 O deus nacional dos filisteus. Existiam templos consagrados ao deus Dagom, em Gaza e Asdode (Jz 16.21 a 30; 1 Sm 5.5,6; 1 Cr 10.10). 

Dagom era o deus da agricultura.Tal é indicado pelo facto de terem sido mandados pelos filisteus, ao Deus de israel, cinco ratinhos de ouro, semelhantes aos do campo, como sacrifício expiatório pelo pecado; o rato do campo simbolizava, talvez, aquele Deus que tinha castigado os adoradores de Dagom. 

Há, provavelmente, alguma ligação ao fato de que a praga era, na sua origem, uma doença transmitida pelos ratos.Deus permitiu que a arca fosse tomada, para desperta e humilhar Israel e conduzi-lo ao arrependimento. 

Mas a tomada da arca resultou em demonstração do poder de DEUS entre os filisteus. havendo recebido a Arca como presa da guerra, os filisteus depositaram-na diante do seu ídolo, Dagom, como tributo de agradecimento pela vitória ganha.

A imagem de Dagom ,por sua vez, compunha-se de metade de peixe e metade de homem, denotando a origem marítima desse povo, oriundo da ilha Creta.No dia seguinte ao voltarem os sacerdotes filisteus ao templo de Dagom, descobriram que o seu ídolo estava caído de bruços no chão. 

Os sacerdotes recolocaram Dagom no lugar, mas, no dia seguinte, foi encontrado de novo caído diante da Arca , com as mãos e a cabeça cortadas (1Sm 5.4).

A Bíblia se refere também a Dagom no episódio em que a Arca da Aliança foi colocada diante de Dagon (quando roubada pelos filisteus), que posteriormente, sob influência de Deus ali representada pela Arca a imagem de Dagon teve suas mão e cabeça amputadas, e posteriormente desencadeando uma "epidemia" no povo filisteu, que presume-se ser a peste búlbonica (1Sm 5.5).


A PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR: POR QUAL MOTIVO QUE OS PAPAS UTILIZAM UMA ESPÉCIE DE CHAPEU SEMELHANTE A UM PEIXE DE BOCA ABERTA, O PRÓPRIO VATICANO ADMITE SE CHAMAR MITRA DE DAGOM?

 Papa  usando uma mitra do deus filisteu Dagom


Dagom — Peixinho; diminuitivo de dag = peixe, o deus-peixe; o deus nacional dos filisteus (Juízes 16:23). Esse ídolo tinha o corpo de um peixe, a cabeça e os braços de um homem.Era uma deidade assíria-babilônia.Dagom teve origem na Babilônia.Verdadeiramente, Apocalipse 17 está correto quando chama a igreja do Falso Profeta de “Mistério Babilônia”.Quando você examina a figura, vê várias representações do modo como a mitra de Dagom era usada. Na extremidade esquerda você vê um sacerdote de Dagom vestido com uma mitra espargindo água benta com uma mão e segurando uma vasilha de água na outra. Na direita superior mostra dois sacerdotes de Dagom espargindo água benta enquanto olham para um símbolo egípcio da adoração ao sol.


 

''Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que, com astúcia, enganam fraudulosamente.'' Efésios. 4:14


Ass: Jeferson do Carmo Duarte.

Não pretendo ofender a crença de ninguém.Mas se algum católico quiser refutar o texto com argumentos, estou aberto ao dialigo! Que a Paz do Nosso Senhor Jesus, estejam com todos!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário