sábado, 1 de outubro de 2011

Ser amável com aqueles que não merecem, é imitar o carácter de Deus.

 A Palavra de Deus ensina em Lucas 6:35 ''Amai, porém a vossos inimigos, fazei bem e emprestai, nunca desanimado; e grande será a vossa recompensa, e sereis filhos do Altíssimo; porque ele é benigno até para com os integrantes e maus.''Amabilidade genuína é a nossa resposta ao amor de Deus.Em Romanos 12:14 esta escrito: ''Abençoai aos que vos perseguem; abençoai, e não amaldiçoeis.'' Amabilidade é uma das características dos filhos de Deus. O Apostolo Paulo diz para a Igreja em Colossenses no capitulo 3, versículo 12 ''Revestí-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de coração compassivo, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade.''

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Aprendendo a esperar em Deus.

“Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?”  Romanos 8: 32


    Epístola aos Filipenses é como é conhecida a carta que o apóstolo Paulo redigiu aos habitantes de Filipos, uma cidade importante no Império Romano por causa de sua localização geográfica na região montanhosa entre a Ásia e a Europa.Cidade da Macedônia fundada por Felipe II, pai de Alexandre, o Grande, no ano 358 a.C. Foi a primeira cidade da Europa que ouviu a pregação de um missionário cristão (At 16.6-40).

Precisamos entender o contexto da inspirada promessa.
Os filipenses foram generosos com Paulo, quando esteve em dificuldades financeiras. O apóstolo usa uma linguagem bancária para ilustrar o que lhe fizeram seus irmãos: eles abriram uma conta para Paulo, de onde poderia sacar o que precisasse. Graças, então, aos filipenses, o apóstolo está agora suprido: não precisa de nenhuma oferta a mais. Seus irmãos tinham colocado em pratica o ensino de Jesus, segundo o qual é melhor oferecer do que receber (Atos 20.25).

      Agradecido aos filipenses, Paulo não tinha nada material para lhes dar em retribuição.Então, deu-lhes sua bênção, trazendo do coração de Deus, para eles e para nós, a seguinte promessa: "O meu Deus suprirá todas as necessidades de vocês, de acordo com as suas gloriosas riquezas em Cristo Jesus"  (verso 19).


   O Deus da Bíblia é um Deus pessoal, embora não privatizável. 
       Além do contexto, analisemos expressão por expressão para melhor nos apropriarmos desta promessa.Paulo fala a partir de sua experiência pessoal, de quem teve suas necessidades supridas por este Deus. Paulo não está só: a expressão aparece 136 vezes na Bíblia. 

       No caso específico dos filipenses, eles agiram por causa da graça que os alcançara. Eles agindo era Deus agindo. É assim que devemos pensar em Deus: meu Deus, meu Senhor, meu Pai. Um Deus pessoal quer dizer um Deus que se relaciona. Podemos falar com Ele. Podemos ouvi-lO falar conosco. Podemos crer num Deus inefável, ou num Deus afável. Podemos crer num Deus distante, ou num Deus próximo.

      O Deus inefável e distante não pode fazer nada por nós. O Deus afável e próximo é o Deus que, de fato, existe, como revelado por Jesus Cristo. Há um único Deus, mas Ele se relaciona conosco individualmente, o que quer dizer que se revela a nós como nós somos, no lugar onde estamos, no modo como nos sentimos. Só precisamos estar atentos.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Malco um pequeno heroí da Biblia.


Muita gente talvez não o conheça ou, apesar de já ter visto o seu nome na Bíblia, não tenha entendido que, embora fosse um personagem secundário, um mero figurante, Malco tem uma história belíssima.

O nome de Malco é citado no capítulo 18, versículo 10, do evangelho de João como servo do sumo sacerdote. Ele havia sido golpeado na orelha direita por Simão Pedro. Muitas pessoas, erroneamente, acham que Pedro cortou a orelha de um soldado, mas, na verdade, cortou a de Malco. 

E quem era Malco?

Era um homem que tinha um sonho: ser um sacerdote. Segundo historiadores, Malco passou a vida estudando, obedecendo as regras, as leis e estava a um passo de tornar-se um sacerdote quando, a mando do seu superior, foi ao encontro de Jesus para  prendê-lo.

De acordo com a lei vigente na época, quem queria ser um sacerdote não poderia ser gago, surdo ou ter qualquer defeito no corpo. Poderia até ter um problema na orelha esquerda, mas a direita tinha que estar em perfeito estado.

“Então, Simão Pedro puxou da espada que trazia e feriu o servo do sumo sacerdote, cortando-lhe a orelha direita; e o nome do servo era Malco.” (João 18.10)

Tirando lições
Quantas vezes nos dedicamos, batalhamos por algo e quando chega a nossa vez de ser coroado eis que algo acontece e corta, literalmente, os nossos sonhos pela raiz.E às vezes quem puxa a espada para cortar os nossos objetivos é alguém que está andando com o Mestre, ou alguém tão próximo de nós.

Todos os evangelhos fazem uma referência a esse fato (leia Mateus 26:51-52, Marcos 14:47, João 18:10-11). Mas somente Lucas o médico, nos conta acerca da cura.Mas Jesus acudiu, dizendo: Deixai, basta. E, tocando-lhe a orelha, o curou.” (Lucas 22.51)
Jesus sabia dos sonhos de Malco, e que aquela cura não representava apenas um milagre físico, mas também espiritual.

Para não esquecer
Deus vê todas as coisas. Ele sabe dos nossos sonhos. E quando a nossa vida está nas mãos Dele, ainda que alguém tente frustrar os nossos objetivos, eis que Jesus nos acode e nos cura e reconstrói os nossos sonhos.

Ainda não é o fim. Jesus Cristo pode reconstruir aquilo que foi quebrado, curar o que está ferido e alicerçar o que está prestes a ruir.

Que assim como Malco nos lembremos que em meio a tantas coisas que estão acontecendo, quando estamos no limite de nossa dor, ou achando que chegamos ao fim da linha, eis que Jesus chega e diz: “Basta. Essa luta não é só sua. É minha também.” E nos traz a cura..Que, a exemplo de Malco, possamos deixar Jesus reconstruir os nossos sonhos.

Que fazer para tirar a magoa que esta em nosso coração?

 "Pelo que já se escureceram de mágoa os meus olhos, e já todos os meus membros são como a sombra." Jó 17:7
 A mágoa é uma das maiores fraquezas humanas, faz parte da natureza do homem sentir-se magoado, mas, também é parte da natureza humana, restaurada por Jesus, mudar, pois mágoas podem transtornar profundamente nossas vidas.Sabemos que estamos magoados quando existe persistência de velhas memórias, preservação de raiva e antigos pesares.A pessoa presa na mágoa é uma pessoa triste e a tristeza é o que mais envelhece.A bíblia diz que um coração alegre é medicina e aformoseia o rosto.Existem pessoas que gastam muito dinheiro e tempo colocando toda a sua energia para maquiar o seu interior. Essas pessoas não são felizes, nunca estão satisfeitas ou estão sempre passando por algum problema. Elas carregam dentro de si uma tristeza que reflete a falta de perdão da mágoa ou do ressentimento antigo.

''Porque esta é a mensagem que ouvistes desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.'' 1 João 3:11

'' É tolice tratar os outros com desprezo; o homem prudente prefere ficar calado.'' Proverbios 11:12

O dicionário define a língua como um órgão muscular localizado na parte ventral da boca da maior parte dos animais vertebrados e que serve para "processar" os alimentos.É um pequeno membro do corpo, mas exerce um grande poder que pode ser usado para o bem como para o mal. 

Temos informações importante a respeito da língua na bíblia, a palavra de Deus, onde podemos aprender muita coisa de como usar bem nossas palavras, pois a língua é um importante instrumento da fala. 

As palavras que proferimos tem grande poder e se usarmos uma má palavra contra alguém seremos profundamente magoados por ferir nosso próximo com palavras rígidas por nossa culpa porque a língua tem grande poder tanto para o bem como para o mal, pois, todos nós estamos sujeitos a muitos erros. 

Você pode notar que uma pequena fagulha pode pôr fogo numa grande floresta e é isso que acontece se usarmos nossa língua de mau jeito. Não devemos julgar ninguém por falar mal de uma pessoa para não arcar com as consequências de ter cometido um pequeno erro que pode se tornar num grande problema.

Se usamos a nossa língua para o bem receberemos o bem de volta também porque bom senso produz bons frutos. Aquele que deseja amar a vida e ver dias felizes, procura sempre controlar  a sua língua do mal, evitando  que os seus lábios falem coisas que não devem ser ditas. 

Uma pessoa justa no falar, no andar, no entendimento jamais passará vergonha e evitará proferir alguma coisa  impensada contra seu próximo e com isso ganhará a amizade de muitas pessoas, ensinando a Palavra de Deus,  através do bom senso porque uma boa conduta é um bom exemplo para todos.