sábado, 19 de novembro de 2011

"E exaltado seja Deus, a roch da minha salvação." 2 Samuel 22:47

''Eis que  assentei em Sião uma pedra, pedra já provada, pedra preciosa, angular, solidamente assentada; aquele que crer não se será abalado."  (Isaías 28:16)

A pedra angular  é a  que forma a esquina mais notória de um edifício. Segundo os arquitetos é aquela pedra fundamental, a que coroa o edifício.

    Uma pedra angular na construção de um edifício, seria a base sólida que ele necessita para conseguir chegar as milhares de alturas programadas, sem contudo, derribar. É o elemento essencial que dá existência a aquilo que chamamos de base da construção, e sem esta base, o que for edificado, não permanece.

  "Eis que eu estarei ali diante de ti sobre a rocha, em Horebe, e tu ferirás a rocha, e dela sairão águas e o povo beberá dela." Êxodo 17:6

   A rocha que Moises feriu para saciar a sede do povo liberto do Egito, simbolizava o próprio Cristo.

  Para justicar este meu argumento gostaria de citar um frase atribuida a Jesus situada no Evangelho de João 7:37 - "Se alguém tem sede, venha até mim e beba''.

     Através da boca do  profeta Isaías o Espirito Santo anunciou  que traria em meio aquele povo, uma pedra angular, capaz de alcançar o mais grande propósito que poderia existir, um firme fundamento para os que desejavam segurança, paz e longaminidade.

 600 anos depois, vamos ver Paulo de Tarso, que já conhecera essa pedra angular, dando seu testemunho, declarando que a veracidade desta afirmação:

''Tropeçaram na pedra de esquina, como está escrito: Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço e rocha de escândalo, e aquele que nela crê não será confundido.'' (Romanos 9 : 33)

Deus anuncia aquele que traria paz e segurança como pedra de tropeço, rocha de escândalo. Amados, isso é muito importante, porque acostumamos definir Deus a nossa maneira torta e pequena de entender as coisas, mas Deus deixa claro, que aquilo que provém dele traria tropeço, escândalo, e por que? Por que Deus é ruim, e quer trazer confusão? De forma alguma! Mas sim porque nossa índole é má, e somos apegados aos erros, aos pecados, ao que Freud chamou de tanatus (extinto auto-destruidor que  já nasce dentro do próprio ser humano).

Aquele que neste rocha crê, não será confundido!

  Se nosso solo for fértil, a semente produzirá frutos inconfundíveis e incomparáveis.Então como deveria ser, ou qual o caminho certo para alcançarmos aquilo que estamos ainda tentando entender?

     Simão Pedro nos explica que precisamos nos despojar de toda maldade e dolo, de hipocrisias e invejas e de toda sorte de malidicências (1Pe 2:1), ou seja, limpar o nosso coração em primeiro lugar, em outras palavras, tirar tudo aquilo que deixa nosso entendimento humano torto pela ação de nossa natureza pecaminosa.

    Em segundo lugar, devemos  desejar ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que, por ele, vos seja dado crescimento para salvação [através da pedra angular], se é que já tendes a experiência de que o Senhor é bondoso. (1Pe 2:2-3).

  Pecisamos buscar a essência dessa pedra com um genuíno desejo, verdadeiro, sincero e ardente, mas para isso, existe é um pré-requisito: saber que o Senhor é bom? Saber por saber, porque é lógico, porque sempre disseram? Não! Mas assim através da experiência direta.

     Somente depois de ter uma experiência verdadeira e sincera com Deus, concluieremos que o que é chamado na Bíblia de bom, tem um sentido apenas explicativo daquilo que verdadeiramente é. É algo tão sublime, que lança por tera todos  os nossos ''ismos'' nos faz conhecer um pouco mais da Palavra que liberta.

     Continuando a analise do discurso  de Pedro, vemos o apostolo dizer: "chegando-vos para ele, a pedra que vive, rejeitada, sim, pelos homens, mas para com Deus, pedra eleita e preciosa" (1Pe 2:4), e com isso percebemos que essa máxima continua real, atual, e notório se faz aquilo que muitas vezes embora consiguimos ver,  não queremos exergar.

Essa pedra, foi e continua sendo, rejeitada pelos homens.Uma rocha de escândalo, através da qual somos mais que vencedores, firmados em uma rocha que é mais alta do que qualquer monumento feito por mãos humanas.

Esta esta afirmação nos convida a refletir sobre isso, a respeito de  uma nova postura, atitude e experiência.
''também vós mesmos, como pedras que vivem, sois edificados casa espiritual para serdes sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por intermédio de Jesus Cristo. Por isso está na Escritura: Eis que ponho em Sião uma pedra angular, eleita e preciosa; e quem nela crer não será, de modo algum, envergonhado.'' (1Pe 2 : 5-6)
   Os verdadeiros cristãos são  pedras que vivem, pedras edificadas  na pedra angular,  que os torna uma casa espiritual, com o propósito de desenvolverem santidade, tendo portanto, atitudes, ações e experiências que agradam a Deus. Então, escolhendo essa atitude, de maneira alguma seremos envergonhados, nem pelos outros, nem por nós mesmos.

  A Palavra de Deus nos diz que Ele tem planos de paz e não de causar danos, ou nos levar a caminhos que venham nos nos decepcionar ou nos causar frustrações.Nosso Deus em sua infinita bondade "no qual também vós juntamente estais sendo edificados para habitação no Espírito.'' (Efésios 2: 20-22), nos oferece uma pedra angular, a saber Jesus Cristo, no qual todo o edifício, bem ajustado, cresce para santuário dedicado ao Senhor,o Deus invisivel e real, criador do Céus e da Terra de tudo que neles há!

Nós sofremos em todas as áreas, porque em uma somos vazios.

Quando buscando preencher esta área que é a presença de Deus, através do único caminho que existe, que vive, e que serve justamente para nos firmar e capacitar a construir este edifício, fazendo-nos habitação do Espírito de Deus, todas as áreas de nossa vida prosperam, de graça em graça, tornando uma casa segura, próspera, e estável, ou seja, sem altos e baixos, mas perene, na vontade de Deus.

Deus nos criou para que pudéssemos ser entes que participam da sua presença, e que maior alegria não existisse, mas que existissem outras grandes alegrias, cujas estas Deus fez questão de fazer com as próprias mãos! Na vida, não há necessidade de abandonar tudo para seguir a Cristo, a não ser que tudo seja para nós, inabandonável, ou seja, peças fundamentais. Mas quando cristo é a esquina mais notória, com certeza veremos que todo o edifício é belo, e prazeroso, e isso eu vos afirmo, em todas as áreas.

''A essa pedra, que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular (Salmo 118:22). E essa pedra eu quero para mim, como firme fundamento, que procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos!'' (Salmo 118:23). 

Não a rejeitar como os fariseus, saduceus  e tantos outros fizeram, mas como um gentio (estranho) que recebe as boas novas, e recebe dos céus a confirmação de que tornou o meu fundamento, e já não sou mais o mesmo, mas diferente, vencedor de tudo aquilo que outrora me fazia escravo e sem vida, e agora, livre para adorar, livre para ter a vida que Deus nos prometeu, a saber a vida,  e vida com abundância ( Evangelho de João 10 : 10).

Lembrem-se de ter a certeza de como continuará edificando a sua vida, porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo (1Coríntios 3 : 11).

"Não tentem escapar pensando que estão em segurança por serem judeus, descendentes de Abraão.Isso nada prova!Pois  Deus  pode transformar estas pedras em filhos de Abraão!"  ( Mateus 3:9)
                                                                                                                                  
E de fato é isso que aconteceu, aqueles pequenos fraguementos rochosos, dos quais João Batista estava se referindo, não eram exatamente pedras no sentido de  elementos da natureza, mas nós povo gentílico, até então desprezados pelos judeus, que mesmo não sendo descendentes sanguineos dos primeiros hebreus, pelo sacrificio de Jesus, recebemos  o direito de ser chamados filhos de Deus, e descendencia de Abraão.

Salmo 18, versos 43 44 : ''E me fizestes cabeça dos gentios e um povo que eu não conheci, me adorará, e ao escutaram a minha voz me obedecerão os povos estranhos se submeterão a mim"

Nenhum comentário:

Postar um comentário