sábado, 15 de outubro de 2011

O ESPIRITO SANTO DE DEUS

Nós queremos conhecer a revelação de Deus na Sua plenitude. O mover do Espírito Santo e Sua manifestação estão ligados à oração e à proclamação da palavra.
O povo de Deus que conhece a Sua graça tem consciência de que Deus não mudou, Ele fala, pois está vivo, presente, e se move em favor dos Seus. O derramamento do Espírito veio para criar a unidade do povo de Deus, e Ele se manifesta a quem quer e como quer. Atos 2:5-13 “Ora, estavam habitando em Jerusalém judeus, homens piedosos, vindos de todas as nações debaixo do céu. Quando, pois, se fez ouvir aquela voz, afluiu a multidão, que se possuiu de perplexidade, porquanto cada um os ouvia falar na sua própria língua. Estavam, pois, atônitos e se admiravam, dizendo: Vede! Não são, porventura, galileus todos esses que aí estão falando? E como os ouvimos falar, cada um em nossa própria língua materna? Somos partos, medos, elamitas e os naturais da Mesopotâmia, Judéia, Capadócia, Ponto e Ásia, da Frígia, da Panfília, do Egito e das regiões da Líbia, nas imediações de Cirene, e romanos que aqui residem, tanto judeus como prosélitos, cretenses e arábios. Como os ouvimos falar em nossas próprias línguas as grandezas de Deus? Todos, atônitos e perplexos, interpelavam uns aos outros: Que quer isto dizer? Outros, porém, zombando, diziam: Estão embriagados!”.
Os dons espirituais estão dentro de cada cristão. Não podemos ignorar estas verdades. A manifestação dos dons acontece por obra do Espírito Santo. Mesmo que o cristão não fale em línguas espirituais, isto não quer dizer que não tenha o Espírito Santo. 1ª Coríntios 12:3 “Por isso, vos faço compreender que ninguém que fala pelo Espírito de Deus afirma: Anátema Jesus! Por outro lado, ninguém pode dizer: Senhor Jesus, senão pelo Espírito Santo”.
Quanto mais o cristão crescer em conhecimento e em graça, melhor preparado está para a manifestação dos dons espirituais. Os dons do Espírito não se manifestam porque o homem busca, e sim por vontade de Deus, como Ele quer. 1ª Coríntios 12:11 “Mas um só e o mesmo Espírito realiza todas as coisas, distribuindo-as, como lhe apraz, a cada um, individualmente”.
O Espírito Santo entra na nossa vida quando Ele mesmo nos sela. Efésios 1:13 “... em quem também vós, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação, tendo nele também crido, fostes selados com o Santo Espírito da promessa”.
O eleito de Deus ouve a palavra da verdade, e o Espírito Santo infunde-lhe o dom da fé para que creia e confesse; então, ele é selado para a redenção. Este selo é a nossa marca, é o sinal que trazemos impresso no nosso espírito, e não será removido jamais. Romanos 11:29 “... porque os dons e a vocação de Deus são irrevogáveis”.
Na igreja do Senhor Jesus há a manifestação de diversos dons do Espírito, mas tudo obedece ao comando e à orquestração da soberania de um único Senhor. 1ª Coríntios 12:4-6 “Ora, os dons são diversos, mas o Espírito é o mesmo. E também há diversidade nos serviços, mas o Senhor é o mesmo. E há diversidade nas realizações, mas o mesmo Deus é quem opera tudo em todos”.
O Espírito Santo sempre manifesta os seus dons para um fim proveitoso, e nos ensina que tudo na nossa vida coopera para o nosso bem. Para cada um. Ele concede um dom. 1ª Coríntios 12:8 “Porque a um é dada mediante o Espírito, a palavra da sabedoria,. e a outro, segundo o mesmo Espírito, a palavra do conhecimento”. O Espírito vem quando alguém, por ser predestinado, ouve a mensagem, crê e confessa a Jesus Cristo como Senhor e Salvador, independente se irá falar ou não em línguas.
Atos 19:2 “... perguntou-lhes: Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes? Ao que lhe responderam: Pelo contrário, nem mesmo ouvimos que existe o Espírito Santo”. Quando crestes - quando se crê em Cristo Jesus, o Espírito Santo vem e depois manifesta os dons como Ele quer. Atos 19:6 “E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e tanto falavam em línguas como profetizavam”. Deus tem diversos dons para os Seus filhos. 1ª Coríntios 12:30-31 “Têm todos dons de curar? Falam todos em outras línguas? Interpretam-nas todos? Entretanto, procurai, com zelo, os melhores dons”. Devemos orar pedindo ao Senhor que manifeste mais dons em nossas vidas. Isto, segundo a Sua soberana vontade, Ele fará.
O dom da sabedoria é para que em situações adversas e difíceis saibamos como proceder corretamente.
O dom do conhecimento é segundo aquilo que a palavra de Deus diz; ele nos ilumina e nos dá a orientação do Espírito Santo para entendermos as verdades de Deus.
O dom da fé é um dom maravilhoso que, em certos momentos ou situações, exige de nós um posicionamento de crer com mais ênfase no mover do sobrenatural.
O dom da cura, a operação de maravilhas também estão em nós.
O dom da profecia visa a edificação, visa estimular, consolar e exortar a igreja.
O discernimento de espíritos serve para julgar determinadas situações, só retendo o que for bom.
Há o dom das línguas que edifica a quem fala.
Uma prova que Deus está no meio de uma igreja é quando Ele distribui os Seus dons, um para curas, outro para fazer milagres, outro para profetizar, outro para discernir os espíritos. Devemos procurar os dons do Espírito Santo com zelo e com ardor. Nós cremos na vida do Espírito Santo de Deus na igreja, ela é a noiva de Cristo, e é através dela que Deus se manifesta. 1ª Coríntios 14: 10-11 “Há, sem dúvida, muitos tipos de vozes no mundo; nenhum deles, contudo, sem sentido. Se eu, pois, ignorar a significação da voz, serei estrangeiro para aquele que fala; e ele, estrangeiro para mim”.
Quando o Espírito Santo se move há muitas conversões, há' vivificação da fé, há exultação e louvor porque Ele inunda as pessoas, as embriaga pela Sua unção. 1ª Coríntios 12:7 “A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso”.
Nós já fomos selados pelo Espírito Santo, e Ele, como quiser, manifestará os dons, não por nosso merecimento, mas por Sua soberana vontade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário